domingo, 30 de outubro de 2011

Os Beats: HQ leva o leitor de maneira mais atraente ao universo da literatura beat

A HQ Os Beats revela momentos importantes da história do movimento beat surgido nos anos 50 nos Estados Unidos através das biografias de seus principais escritores: William Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouac. Nesta graphic history, há uma tentativa bem sucedida de trazer aos leitores de modo mais atrativo a história do movimento literário que foi o ponto de partida para o início da contracultura que influenciou milhares de artistas mundo afora, tanto na literatura propriamente dita quanto na música e na arte em geral.

 A obra cita também outros autores dessa geração que também contribuiram para seu desenvolvimento. Entre eles estão: Gregory Corso, Robert Duncan e Lawrence Ferlinghetti.

 O livro traz referência das principais obras dos escritores, o que serve de guia de leitura para quem pretende mergulhar a fundo na literatura beat. Influenciada pelo jazz, pelo inconformismo na sociedade americana da época e pela boemia, a geração beat pregava um estilo de escrita mais "descontraída", ou seja, a prosa espontânea que fugia aos padrões acadêmicos de outros escritores, porém com muito intelectualismo, espiritualidade e desapego material. Uma busca por ideais de liberdade e hedonismo.



Por:  Tatiane de Almeida Souza - tatiane.contato@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário